No chassi
- Remoção – Consiste no seccionamento de parte ou toda a
superfície suporte da numeração identificadora.
- Ocultação – É o encobrimento da numeração do chassi seja por peça
ou parte mecânica como, ainda, por chapa metálica ou ligas de solda.
- Destruição – Ocorre por abrasão; contusão; perfuração por
furadeira ou bico de solda (derretimento) ou, ainda, aplicação de ligas de
solda.
- Adulteração simples - Consiste na modificação de um ou mais caracteres
alfanuméricos, transformando-se, por exemplo, um algarismo “1” em “4”, “3” em
“8” ou uma letra “P” em “R” ou vice-versa.
-
Recobrimento da superfície suporte - Consiste no recobrimento do local
destinado a gravação da numeração de chassi, por liga metálica de baixa fusão
(estanho), ou material compatível, e posterior gravação da numeração desejada
sobre a nova superfície. Tal modalidade assemelha-se muito ao implante.
Implante - Consiste na gravação de uma numeração desejada em uma
chapa metálica, ou material compatível, e posterior fixação desta sobre o local
onde se acha gravada a numeração de chassi, a qual pode ou não ter sido removida
anteriormente.
- Transplante - Consiste no corte e remoção do suporte onde se acha gravada
a numeração de chassi, para soldar-se, em seu lugar, uma chapa metálica que
contenha outra sequência identificadora desejada. Esta modalidade pode dar-se
tanto pela remoção de apenas uma parte do suporte, como também por todo ele,
inclusive pela substituição do antigo por uma peça nova, sem uso.
-Desbaste
& Regravação - Consiste na remoção da numeração original do chassi, por
ação abrasiva, para posterior gravação de uma numeração desejada. Esta remoção
pode ser total ou parcial. Este é o tipo de adulteração mais frequente nos dias
de hoje. - 2 em 1 - Consiste no corte e remoção de todo um terço do veículo levando
com isso também o suporte onde se acha gravada a numeração de chassi, para
soldar-se, em seu lugar, todo um terço de outro veículo, que contenha outra sequência
identificadora desejada. Esta modalidade utiliza-se de dois veículos para
formar um novo, dai o seu nome. Trata-se na verdade de um “mega” transplante.
Nas plaquetas de identificação
- Remoção – Simples remoção da plaqueta
- Regravação - Idêntico à regravação no chassi.
- Substituição (transplante) - Consiste na substituição da plaqueta
de identificação por outra, original de fábrica ou com estampagem própria.
Nas etiquetas destrutíveis
- Remoção – Simples retirada da mesma.
- Substituição (transplante) - Consiste na substituição da etiqueta destrutível
original por outra, de confecção própria ou original de fábrica.
-
Substituição da tarja central - Consiste na remoção da tarja central da
etiqueta, onde se acha gravada os últimos caracteres da numeração do chassi, e
posterior colagem de outra com a numeração desejada.
- Adulteração simples - Consiste na modificação de um ou mais caracteres que
se acham gravados na etiqueta destrutível, sem a destruição da mesma.
Nos vidros
- Ocultação – Com adesivos.
- Remoção (total / parcial) - Consiste na destruição da numeração, geralmente por
abrasão de sua superfície ou remoção química (mais rara), podendo ser grosseira
ou mesmo chegando-se ao polimento da superfície.
- Regravação - Consistem na remoção da sequência identificadora
gravada nos vidros, por ação abrasiva (massa polidora) ou ação química (ácido),
polimento da superfície desbastada e posterior gravação da numeração desejada.
- Substituição dos vidros - Consiste na remoção dos vidros originais por
outros, onde se grava a numeração desejada.
Dica para quando um leigo for comprar um carro usado!
Documentos é a parte mais fácil de falsificar.
Não confie em papel! Alguns veículos podem ter sido “esquentados” e os documentos,
então, passam a ser emitidos pelo próprio DETRAN. Portanto, repito, não acredite
que o veículo é de origem correta só porque o documento parece bom!
Verifique
se a numeração de chassi está bem puncionada, com todos os dígitos.
(letras
e números) tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância entre si. Diferenças
ou irregularidades nestes dígitos indicam uma possível adulteração de chassi.
Este carro pode ter sido roubado!
Se
o veículo for de ano de fabricação superior aos 89 deve possuir três etiquetas destrutíveis:
uma no interior do compartimento do motor, outra na coluna dos vidros para-brisa,
lado direito (do passageiro) e a terceira no assoalho, próximo ao assento
dianteiro direito. Estas repetem os oito últimos dígitos da numeração de chassi
(numeração de série). A ausência destas etiquetas tanto pode sugerir o ocultamento
do verdadeiro número do chassi quantos reparos efetuados no veículo devido a
algum acidente sério, pois, para afetar as regiões onde estas etiquetas são
coladas só se o acidente for muito sério mesmo!
O
número sequencial do chassi (oito últimos dígitos) também deve se repetir em pelo
menos quatro vidros; não podem estar apagados ou raspados. A ausência destes em
algum vidro pode indicar a substituição do mesmo devido a acidente.
Por
vezes um ou mais vidros pode se apresentar com uma numeração divergente do
chassi. Isso indica que o vidro foi comprado em uma loja de peças usadas por questão
de economia. Será que peças vitais ao veículo também não foram substituídas
seguindo o mesmo critério?
O
motor também possui uma numeração serial e cujos dígitos também devem estar bem
puncionados, com todos os dígitos tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância
entre si. Qualquer alteração sugere que o motor pode ter sido roubado de outro
carro. Não vá você entrar em roubada.
Alguns
veículos de passeio, os utilitários e caminhões possuem uma plaqueta de identificação,
confeccionados em metal, geralmente alumínio. Esta plaqueta repete integralmente
a numeração do chassi e sempre é fixada por rebites metálicos. Se estiver
fixada por parafusos desconfie. Do mesmo modo que na numeração do chassi,
verifique se a numeração está bem puncionada, com todos os dígitos (letras e
números) tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância entre si. Lembre-se de
que diferenças ou irregularidades nestes dígitos indicam uma possível
adulteração de chassi.
Quanto
ao estado geral da lataria do veículo, o que está bem visível é fácil, assim procure
observar os lugares em que normalmente ficam fora da vista: sob os carpetes e forrações; sob as
borrachas de vedação das portas e na parte inferior do assoalho do veículo.
Corrosão ou soldas é sempre um péssimo sinal.
Avaliar
um motor é um trabalho para profissionais, mas, se quiser arriscar sozinho, descarte
qualquer carro cujo motor apresente ruídos estranhos ou esteja “fumando”. E não
aceite justificativas tipo:
”Este é o barulho normal deste motor!”; ou “Ele
sempre soltou um pouquinho de fumaça, desde quando era novo!”; ou ainda: “Isso
é normal nesta marca”...
Evite
comprar de pessoa totalmente desconhecida. Se não puder evitar, confirme o endereço
e o emprego do vendedor antes de fechar o negócio. Lembre-se: Em caso de
problemas futuros, é sempre mais fácil acionar juridicamente uma loja bem
estabelecida do que um particular que se sabe lá onde é que foi parar... (pessoas
podem mudar de cidade ou mesmo de país).
Desconfie
sempre de ofertas muito abaixo do preço de mercado, não importando as
justificativas que o vendedor lhe dê. Depois ele some e você é quem tem que prestar
esclarecimentos na delegacia por crime de receptação!
Se a parte numérica do motor quebrou com uma colisão,mas não interferiu nos números, posso soldar?
ResponderExcluirBoa tarde! Prezado,
ResponderExcluirNegativo, qualquer manuseio indevido no bloco no motor principalmente com solda, você irá caracterizar para o DETRAN adulteração no bloco, se o seu veiculo passa por uma vistoria será reprovado.
Neste caso devido á colisão, será necessário entrar com o processo de remarcação junto ao DETRAN.
Neste caso te aconselho fazer primeiramente a vistoria ECV, caso o veiculo seja reprovado na vistoria, terá que acionar um despachante para que seja feita a regularização do seu veiculo junto ao órgão competente de sua cidade.
Qualquer duvida estou á disposição
Atenciosamente.
Rodrigo.
ADQUIRI UM VEICULO COM UM DOS VIDROS COM SUSPEITA DE REMARCAÇÃO, O MESMO POR NAO TER PASSADO NA VISTORIA E POSTERIOR NA REVISTORIA DO DETRAN, VAI SER ENCAMINHADO PARA PERICIA, QUE DEVO FAZER?? O MU VEICULO SERÁ APREENDIDO E FICAREI NO PREJUIZO??
ResponderExcluirPrezado (as) boa noite!
ResponderExcluirDevido se trata de um dos vidros com a numeração irregular.
Aconselho regularizar essa situação com a troca do vidro.
Existe varias empresas especializadas que fornecer vidros automotivos virgem (sem número), com a nota fiscal, posterior á isto, poderá entrar o processo no DETRAN para a gravação dos vidros.
Normalmente o DETRAN/SP de São Paulo autorizar a gravação dos vidros via ofício, porém, mediante a nota fiscal e vistoria comprovado a irregularidade.
Neste caso deverá se orientar melhor junto ao DETRAN de seu estado.
Em relação apreensão ou não do veiculo só autoridade policial poderá te orientar melhor neste caso.
Qualquer duvida estou á disposição.
Atenciosamente.
Rodrigo Oliveira.
Bom dia
ResponderExcluirO número do chassis do meu carro corroeu em volta, posso soldar o assoalho corroído?
Outra vez fiz com fibra de vidro e apodreceu mais
Bom dia!
ResponderExcluirTenho um vitara e as etiquetas destrutiveis ja estão meio apagadas por desgaste do tempo. Como proceder quando for vender o carro? o comprador conseguirá transferir para o nome dele?
Rafael,
ExcluirNeste caso o vistoriado poderá reprovar ou sinalizar que etiquetas estão apagadas para regularização das etiquetas.
Caso seja reprovado na vistoria deverá entrar com o pedido no DETRAN, para emissão do ofício para 2ª via das etiquetas.
Será necessário da vistoria comprovando que as etiquetas destrutiveis estão ilegivel ou danificadas para que o DETRAN possa autorizar via oficio a confecção das etiquetas via montadora.
Feito o procedimento, o DETRAN emitir o oficio que será enviado para montadora, esse processo demora em torno 30 a 60 para montadora enviar as etiquetas ao DETRAN.
Te aconselho acionar um despachante da sua região , pois o mesmo poderá entrar com o pedido no DETRAN.
Atenciosamente.
Rodrigo
Meu carro o a numeração do motor o P está aparecendo em vez do R e o local está meio escuro devo fazer
ResponderExcluirneste caso poderá acionar empresa para revitalização no motor, ou entrar com um pedido de remarcação do motor por motivo de oxidação no numero do motor, vai precisar da vistoria comprovando a irregularidade no motor.
ExcluirSe ainda for possível enxergar a codificação, não haverá problemas. Contudo, se estiverem apagadas, antes de vender o veículo, entre em contato com a concessionária da Suzuki da sua cidade e solicite novas etiquetas.
ResponderExcluirAs etiquetas são itens de identificação veicular obrigatórios, conforme resolução do CONTRAN.
Meu uno foi dado ums pingos de solda no chasis so emvouta agora vou presizar tranfiri eli ese ano eli foi tranfirido no despachante duas ves ja agora vai fazer dinovo so que agora a vistoria e mais compricada sera que pasa
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirAcredito que sim