domingo, 13 de outubro de 2013

TIPOS DE ADULTERAÇÕES

No chassi


- Remoção – Consiste no seccionamento de parte ou toda a superfície suporte da numeração identificadora.

- Ocultação – É o encobrimento da numeração do chassi seja por peça ou parte mecânica como, ainda, por chapa metálica ou ligas de solda.

- Destruição – Ocorre por abrasão; contusão; perfuração por furadeira ou bico de solda (derretimento) ou, ainda, aplicação de ligas de solda.

- Adulteração simples - Consiste na modificação de um ou mais caracteres alfanuméricos, transformando-se, por exemplo, um algarismo “1” em “4”, “3” em “8” ou uma letra “P” em “R” ou vice-versa.

- Recobrimento da superfície suporte - Consiste no recobrimento do local destinado a gravação da numeração de chassi, por liga metálica de baixa fusão (estanho), ou material compatível, e posterior gravação da numeração desejada sobre a nova superfície. Tal modalidade assemelha-se muito ao implante.


Implante - Consiste na gravação de uma numeração desejada em uma chapa metálica, ou material compatível, e posterior fixação desta sobre o local onde se acha gravada a numeração de chassi, a qual pode ou não ter sido removida anteriormente.

- Transplante - Consiste no corte e remoção do suporte onde se acha gravada a numeração de chassi, para soldar-se, em seu lugar, uma chapa metálica que contenha outra sequência identificadora desejada. Esta modalidade pode dar-se tanto pela remoção de apenas uma parte do suporte, como também por todo ele, inclusive pela substituição do antigo por uma peça nova, sem uso.

-Desbaste & Regravação - Consiste na remoção da numeração original do chassi, por ação abrasiva, para posterior gravação de uma numeração desejada. Esta remoção pode ser total ou parcial. Este é o tipo de adulteração mais frequente nos dias de hoje. - 2 em 1 - Consiste no corte e remoção de todo um terço do veículo levando com isso também o suporte onde se acha gravada a numeração de chassi, para soldar-se, em seu lugar, todo um terço de outro veículo, que contenha outra sequência identificadora desejada. Esta modalidade utiliza-se de dois veículos para formar um novo, dai o seu nome. Trata-se na verdade de um “mega” transplante.

Nas plaquetas de identificação


- Remoção – Simples remoção da plaqueta
- Regravação - Idêntico à regravação no chassi.
- Substituição (transplante) - Consiste na substituição da plaqueta de identificação por outra, original de fábrica ou com estampagem própria.


Nas etiquetas destrutíveis


- Remoção – Simples retirada da mesma.

- Substituição (transplante) - Consiste na substituição da etiqueta destrutível original por outra, de confecção própria ou original de fábrica.

- Substituição da tarja central - Consiste na remoção da tarja central da etiqueta, onde se acha gravada os últimos caracteres da numeração do chassi, e posterior colagem de outra com a numeração desejada.

- Adulteração simples - Consiste na modificação de um ou mais caracteres que se acham gravados na etiqueta destrutível, sem a destruição da mesma.

Nos vidros


- Ocultação – Com adesivos.

- Remoção (total / parcial) - Consiste na destruição da numeração, geralmente por abrasão de sua superfície ou remoção química (mais rara), podendo ser grosseira ou mesmo chegando-se ao polimento da superfície.

- Regravação - Consistem na remoção da sequência identificadora gravada nos vidros, por ação abrasiva (massa polidora) ou ação química (ácido), polimento da superfície desbastada e posterior gravação da numeração desejada.

- Substituição dos vidros - Consiste na remoção dos vidros originais por outros, onde se grava a numeração desejada.

Dica para quando um leigo for comprar um carro usado!


 Documentos é a parte mais fácil de falsificar. Não confie em papel! Alguns veículos podem ter sido “esquentados” e os documentos, então, passam a ser emitidos pelo próprio DETRAN. Portanto, repito, não acredite que o veículo é de origem correta só porque o documento parece bom!

Verifique se a numeração de chassi está bem puncionada, com todos os dígitos.
(letras e números) tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância entre si. Diferenças ou irregularidades nestes dígitos indicam uma possível adulteração de chassi. Este carro pode ter sido roubado!

Se o veículo for de ano de fabricação superior aos 89 deve possuir três etiquetas destrutíveis: uma no interior do compartimento do motor, outra na coluna dos vidros para-brisa, lado direito (do passageiro) e a terceira no assoalho, próximo ao assento dianteiro direito. Estas repetem os oito últimos dígitos da numeração de chassi (numeração de série). A ausência destas etiquetas tanto pode sugerir o ocultamento do verdadeiro número do chassi quantos reparos efetuados no veículo devido a algum acidente sério, pois, para afetar as regiões onde estas etiquetas são coladas só se o acidente for muito sério mesmo!

O número sequencial do chassi (oito últimos dígitos) também deve se repetir em pelo menos quatro vidros; não podem estar apagados ou raspados. A ausência destes em algum vidro pode indicar a substituição do mesmo devido a acidente.

Por vezes um ou mais vidros pode se apresentar com uma numeração divergente do chassi. Isso indica que o vidro foi comprado em uma loja de peças usadas por questão de economia. Será que peças vitais ao veículo também não foram substituídas seguindo o mesmo critério?

O motor também possui uma numeração serial e cujos dígitos também devem estar bem puncionados, com todos os dígitos tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância entre si. Qualquer alteração sugere que o motor pode ter sido roubado de outro carro. Não vá você entrar em roubada.

Alguns veículos de passeio, os utilitários e caminhões possuem uma plaqueta de identificação, confeccionados em metal, geralmente alumínio. Esta plaqueta repete integralmente a numeração do chassi e sempre é fixada por rebites metálicos. Se estiver fixada por parafusos desconfie. Do mesmo modo que na numeração do chassi, verifique se a numeração está bem puncionada, com todos os dígitos (letras e números) tendo o mesmo tamanho, profundidade e distância entre si. Lembre-se de que diferenças ou irregularidades nestes dígitos indicam uma possível adulteração de chassi.

Quanto ao estado geral da lataria do veículo, o que está bem visível é fácil, assim procure observar os lugares em que normalmente ficam fora da vista: sob os carpetes e forrações; sob as borrachas de vedação das portas e na parte inferior do assoalho do veículo. Corrosão ou soldas é sempre um péssimo sinal.

Avaliar um motor é um trabalho para profissionais, mas, se quiser arriscar sozinho, descarte qualquer carro cujo motor apresente ruídos estranhos ou esteja “fumando”. E não aceite justificativas tipo: 

”Este é o barulho normal deste motor!”; ou “Ele sempre soltou um pouquinho de fumaça, desde quando era novo!”; ou ainda: “Isso é normal nesta marca”...

Evite comprar de pessoa totalmente desconhecida. Se não puder evitar, confirme o endereço e o emprego do vendedor antes de fechar o negócio. Lembre-se: Em caso de problemas futuros, é sempre mais fácil acionar juridicamente uma loja bem estabelecida do que um particular que se sabe lá onde é que foi parar... (pessoas podem mudar de cidade ou mesmo de país).


Desconfie sempre de ofertas muito abaixo do preço de mercado, não importando as justificativas que o vendedor lhe dê. Depois ele some e você é quem tem que prestar esclarecimentos na delegacia por crime de receptação!

12 comentários:

  1. Se a parte numérica do motor quebrou com uma colisão,mas não interferiu nos números, posso soldar?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Prezado,

    Negativo, qualquer manuseio indevido no bloco no motor principalmente com solda, você irá caracterizar para o DETRAN adulteração no bloco, se o seu veiculo passa por uma vistoria será reprovado.

    Neste caso devido á colisão, será necessário entrar com o processo de remarcação junto ao DETRAN.

    Neste caso te aconselho fazer primeiramente a vistoria ECV, caso o veiculo seja reprovado na vistoria, terá que acionar um despachante para que seja feita a regularização do seu veiculo junto ao órgão competente de sua cidade.

    Qualquer duvida estou á disposição

    Atenciosamente.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. ADQUIRI UM VEICULO COM UM DOS VIDROS COM SUSPEITA DE REMARCAÇÃO, O MESMO POR NAO TER PASSADO NA VISTORIA E POSTERIOR NA REVISTORIA DO DETRAN, VAI SER ENCAMINHADO PARA PERICIA, QUE DEVO FAZER?? O MU VEICULO SERÁ APREENDIDO E FICAREI NO PREJUIZO??

    ResponderExcluir
  4. Prezado (as) boa noite!

    Devido se trata de um dos vidros com a numeração irregular.

    Aconselho regularizar essa situação com a troca do vidro.

    Existe varias empresas especializadas que fornecer vidros automotivos virgem (sem número), com a nota fiscal, posterior á isto, poderá entrar o processo no DETRAN para a gravação dos vidros.

    Normalmente o DETRAN/SP de São Paulo autorizar a gravação dos vidros via ofício, porém, mediante a nota fiscal e vistoria comprovado a irregularidade.

    Neste caso deverá se orientar melhor junto ao DETRAN de seu estado.

    Em relação apreensão ou não do veiculo só autoridade policial poderá te orientar melhor neste caso.

    Qualquer duvida estou á disposição.

    Atenciosamente.

    Rodrigo Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia

    O número do chassis do meu carro corroeu em volta, posso soldar o assoalho corroído?
    Outra vez fiz com fibra de vidro e apodreceu mais

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Tenho um vitara e as etiquetas destrutiveis ja estão meio apagadas por desgaste do tempo. Como proceder quando for vender o carro? o comprador conseguirá transferir para o nome dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Neste caso o vistoriado poderá reprovar ou sinalizar que etiquetas estão apagadas para regularização das etiquetas.

      Caso seja reprovado na vistoria deverá entrar com o pedido no DETRAN, para emissão do ofício para 2ª via das etiquetas.

      Será necessário da vistoria comprovando que as etiquetas destrutiveis estão ilegivel ou danificadas para que o DETRAN possa autorizar via oficio a confecção das etiquetas via montadora.

      Feito o procedimento, o DETRAN emitir o oficio que será enviado para montadora, esse processo demora em torno 30 a 60 para montadora enviar as etiquetas ao DETRAN.

      Te aconselho acionar um despachante da sua região , pois o mesmo poderá entrar com o pedido no DETRAN.

      Atenciosamente.

      Rodrigo

      Excluir
  7. Meu carro o a numeração do motor o P está aparecendo em vez do R e o local está meio escuro devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neste caso poderá acionar empresa para revitalização no motor, ou entrar com um pedido de remarcação do motor por motivo de oxidação no numero do motor, vai precisar da vistoria comprovando a irregularidade no motor.

      Excluir
  8. Se ainda for possível enxergar a codificação, não haverá problemas. Contudo, se estiverem apagadas, antes de vender o veículo, entre em contato com a concessionária da Suzuki da sua cidade e solicite novas etiquetas.
    As etiquetas são itens de identificação veicular obrigatórios, conforme resolução do CONTRAN.

    ResponderExcluir
  9. Meu uno foi dado ums pingos de solda no chasis so emvouta agora vou presizar tranfiri eli ese ano eli foi tranfirido no despachante duas ves ja agora vai fazer dinovo so que agora a vistoria e mais compricada sera que pasa

    ResponderExcluir